Leon Scott Kennedy é atualmente um agente do governo dos EUA, e membro ex-rookie do Departamento de Polícia de Raccoon City. Em setembro de 1998, Leon teve a sorte de chegar tarde em Raccoon City para seu primeiro dia como oficial, quando confrontou os resultados do surto do T-vírus. Ele colaborou com Claire Redfield para fugir da cidade. Junto com sobrevivente Sherry Birkin, ele foi preso pelo governo dos EUA após sua fuga e foi recrutado. Ele passou a receber treinamento especial através de uma organização secreta sob o controle do presidente. Em 2002, ele participou da Operação: Javier com os colegas do agente Jack Krauser. Em 2004, ele estava preparado para assumir funções de proteger a família do presidente, no entanto, Ashley Graham, a filha do presidente foi seqüestrada. O Governo foi capaz de rastrear Ashley para uma área remota na Espanha, e Leon foi enviado para resgatá-la. Em 2005, Leon foi chamado para Aeroporto de Harvardville para lidar com outro surto do T-vírus.
História
Leon era um policial novato idealista. Ele queima com o forte desejo de proteger e servir, e vida de cadete foi uma experiência de abrir os seus olhos. Na idade de 21 anos, Leon foi designado para trabalhar para o Departamento de Polícia de Raccoon City, após se formar na academia de polícia. Ele chegou à cidade de Raccoon em 29 de setembro de 1998, um dia depois do que ele estava programado para ir.
Em 29 de setembro de 1998, Leon chegou em Raccoon City para o seu departamento de polícia atribuído. Tendo dormido demais, o sol há muito havia definido quando ele atingiu os limites da cidade através de uma rodovia. Aparentemente abandonado como um bloqueio pelo exército dos EUA mais cedo, ele não tinha conhecimento do surto do T-vírus.
Atingindo o distrito empresarial da cidade, Leon parou seu carro para inspecionar um corpo no chão. Desconhecimento do surto, ele foi pego de surpresa quando vários zumbis (e do corpo morto), tentou atacá-lo. Escapando do grupo, Leon tropeçou em outro sobrevivente chamado Claire Redfield, que chegou à cidade em busca de seu irmão desaparecido, Chris. Juntos, Leon e Claire decidiu procurar refúgio dentro da sede da RPD, mas depois de chegar lá, eles se separam quando o carro de Leon da polícia é destruído, e os dois mal sairam do veículo vivos quando um caminhão conduzido por uma pessoa infectada colidiu com ele, forçando os dois a procura de uma saída para a cidade separadamente.
Durante sua investigação da delegacia de RPD, Leon encontra outra sobrevivente chamada Ada Wong, uma mulher que alegou que ela estava procurando seu namorado desaparecido, John. Eles logo desenvolveram um laço, e Leon até mesmo levou uma bala por ela, disparado por Annette Birkin. Leon e Ada conseguiram lutar contra a maioria dos inimigos, mas logo, Ada é ferida por um mutante de garras: William Birkin. Durante esse tempo, Leon tinha encontrado a partir Annette Birkin que Ada era na verdade uma espiã, e só veio para roubar o G-vírus. No entanto, Leon não acredita nisso até que Ada lhe diz a si mesma. Algum tempo depois, Ada salva a vida de Leon quando ele é encurralado por T-00. Ela atira no Tyrant em suas costas para chamar sua atenção, fazê-lo com sucesso. Ela é então atacada, agarrada e levantado pelo tirano, no qual ela, em seguida revida com uma série de disparos em sua face, fazendo cair o tirano em um poço de lava. No entanto, Ada foi mortalmente ferida no processo. Ela então disse à Leon a verdade sobre tudo. Ada logo cai inconsciente, Leon achando que era sua morte. No entanto, no final próximo, uma figura misteriosa (com a voz de Ada e silhueta dessa) ajuda Leon (ou Claire), dando-lhes um lançador de foguetes para ajudá-los a derrotar os mutantes agora T-00. Leon se reencontra com Claire, e os dois (juntamente com a filha de William Birkin, Sherry Birkin) fazem a sua fuga através de uma estrada de ferro secreta e, em seguida, fugam através do comboio, deixando a Birkin mutado para ser destruído na sequência da auto-destruição.
Anti-Umbrella
Após o incidente em Raccoon City, Claire e Leon se separaram, e ela continuou sua busca por Chris, enquanto Leon continuou a cuidar de Sherry. Leon e Sherry logo foram apreendidos pelo governo dos EUA; Sherry foi tirado e colocado em prisão preventiva enquanto Leon foi interrogado. Aparentemente, Leon nunca mencionou Claire ou Ada, mas o governo estava interessado em recrutar-lo, pois agora ele possuía a experiência que eles estavam procurando; e Leon aceita.
Seu treinamento subseqüente como um agente do governo o transformou de um novato da polícia simples em um agente especialista em especial. Ele se tornou muito mais competentes em termos de manejo de armas e combate desarmado, especificamente em combate com faca.
Em novembro de 1998, Leon mandou um amigo seu, o detetive Ark Thompson para investigar instalações da Umbrella em Sheena Island. No mês seguinte, Claire se estabeleceu para a Europa para continuar sua busca por Chris. Ela foi capturada pela Umbrella depois de ser pega na invasão nas instalações da Umbrella em Paris. Enquanto na prisão da ilha de Rockfort Island, Claire mandou um e-mail para Leon pedindo-lhe para informar sua localização de Chris para que ele pudesse vir e resgatá-la. Leon conseguiu localizar Chris pessoalmente, e disse-lhe da situação de Claire e Chris indo para Ilha Rockfort atrás dela.
Operação Javier
Em 2002, antes da destruição do ramo russo da Umbrella, Leon foi mandado para um pequeno país na América do Sul como parte de um destacamento militar secreto, após o quartel-general ser informado de que um ex-pesquisador da Umbrella contactado um homem chamado Javier Hidalgo em uma pequena Sul Estado norte-americano. Devido à natureza difícil da operação, Jack Krauser, um agente experiente, com uma história de serviço corajoso, foi selecionado para ser a parceira de Leon.
Krauser e Leon foram enviados em uma missão pelo governo dos EUA para se infiltrar este pequeno país sul-americano. Javier foi encontrar seu objetivo desde que ele era um traficante que tomou de fato o controle sobre uma grande área da selva. Ele governou toda a área com certeza. O governo pequeno era incapaz de fazer qualquer coisa sobre o controle de Javier do tráfico de drogas, assim Krauser e Leon terem sidos chamados dentro do governo dos EUA recebeu informações de que um pesquisador da Umbrella ex de alguma forma entraram na região. As fontes indicaram que algo estranho estava acontecendo, mas nenhuma informação precisa poderia ser obtida. Disposto a arriscar um incidente biohazard, uma agência militar secreta emparelhado Leon e Krauser e os enviou para esta região volátil para determinar o que, se alguma coisa, estava acontecendo.
Mais tarde, eles se viram obrigados a cooperar como uma célula de dois homens em um surto de t-vírus. Leon também se encontrou uma misteriosa garota chamada Manuela, que parecia ser a única sobrevivente da aldeia, embora fosse desconhecida por que ela não escapou. Manuela acabou por ser filha de Javier, ela contraiu uma doença rara, e foi mantida viva por seu pai por meio do vírus Veronica. Enquanto explora composto de Javier, Leon abriu para Krauser sobre sua noite infernal em Raccoon City, assim como encontro de Claire com o vírus Veronica para explicar como BOWs Umbrella funcionavam.
Eventualmente, Leon e Krauser lutaram com Javier após o crime senhor combinado-se com uma planta infectada com o vírus Veronica. Manuela assistiu-os, desencadeando os efeitos do vírus sobre seu pai. Javier foi morto, e Manuela foi levada sob custódia do governo. Leon perdeu a parceria com o Krauser, após o último é descarregado devido a uma lesão durante a missão. Algum tempo mais tarde naquele ano, Leon descobriu que seu ex-parceiro morreu em um acidente.