Bom pessoal!
Oi pessoal ^^
Desculpem por animar vocês com o título do tópico rsrs...
Mas tomara que isso saia um dia \o/
Eu traduzia jogos de Nintendo DS, Nintendo NES e Nintendo 64
Ficava fazendo isso só pra passar o tempo, adoro mexer na estrutura das coisa *-* Mas isso faz um tempo...
Agora que estou com tempo livre, decidi voltar a mexer, mas com algo que me anime mais, um jogo que eu goste: Resident Evil 0 ^^
...
Como não sou profissional nisso, encontrei várias dificuldades Que só me fizeram querer ainda mais traduzir esse jogo ^^
Antes usava um editor Hexadecimal direto nas ROMs
No caso da ISO de GC isso não foi possível, extrai a ISO e me deparei com vários arquivos de várias extenções:
.TPL
.SAM
.ARC
.SON
.DSP
.ALZ
.MPH
Sei que alguns são como pacotes que precisam ser extraidos, como os .ARC
Mas ferramentas pra mexer nos arquivos de GC são poucas ~~
Não consegui editar nenhum arquivo ainda XD
Afinal, já não sou expert nisso e não acho ferramentas pra GC...
Tenho virado noites pesquisando, nunca li tantos tutorias na minha vida kkkk
Tenho tentado usar ferramentas pra outros consoles, tô fazendo testes e mais testes ^^
Peguei o editor Hexadecimal (Winhex) e tentei abrir todos os arquivos com ele(Não custa tentar né?)
Mas só consegui achar alguma coisa no arquivo "start.dol"
Tive que criar uma tabela pra poder editar, mas notei que a tabela do arquivo só tinha as letras e os números que usava O.o Tentei editar pra por alguma coisa além, mas não aparecia a letra na tradução...
Isso já aconteceu numa ROM comigo, tive que editar os tiles pra acrescentar as letras que tava faltando e os acentos... Mas não consegui fazer isso com os arquivos pra GC, ou isso não rola com GC ou então não tô usando a ferramenta certa (usei o Tile Molester e mais alguns XD)
Na verdade, nem sei se comecei do jeito certo... Me basiei no que fazia com as ROMs de NDS, NES e N64...
Alguém aqui tem experiência com tradução de jogos pra GC? Pelo menos dicas de ferramentas já seria muito útil ^^
(Entrei em contato com alguns tradutores, espero a resposta deles ^^)
....
Editando o arquivo "start.dol" com o editor Hexadecimal e criando uma tabela pra ele, consegui fazer isso:
rsrsrs Parece e é pouco, mas deu um gás arretado pra continuar rsrsrs ^^
Também tem o problema de que eu AINDA não sei mexer na estrutura do jogo pra acrescentar espaços hexadecimais, então a tradução tem que ter o mesmo número de caracteres do original ou menos ~~
Mas vou ser fera nisso um dia ^^
Bom, isso é tudo por enquanto.
....
Consegui com um CAra super gente fina, o Super Flag King do site REDb um extrator...
Consigo extrair os arquivos .ARC do jogo, mas a maioria deles vem com outros arquivos de extensões malígnas dentro ~~
O jogo tem centenas de arquivos e a maioria deles é .ARC, então irei extrair todos eles para poder encontrar os textos do jogo ^^
Por enquanto só tenho encontrado imagens e arquivos que desconheço... Breve posto mais resultados ^^
Redfield:Gostaria de saber que parte do jogo é editada numa compilação, talvez com os metodos de compilação eu consiga editar mais alguma coisa...