Mensagens : 140 Moral : 4 Data de inscrição : 27/06/2011 Idade : 27 Localização : Vila Oculta da Pedra (Iwagakure)
Assunto: Análise: Resident Evil 4 Sex Out 14, 2011 1:36 pm
Resident Evil 4 (バイオハザード 4, Baiohazādo Fō?, Biohazard 4) é um jogo eletrônico de survival horror e, diferentemente de seus antecessores, ação e aventura desenvolvido e lançado pela Capcom. Resident Evil 4 é o sexto jogo da série de survival horror Resident Evil. Foi lançado em 11 de Janeiro de 2005, nos Estados Unidos, originalmente como um jogo exclusivo para o console GameCube. Uma versão para PlayStation 2 foi lançada no dia 25 de Outubro de 2005, com adições de jogabilidade. Versões para PC e Wii também foram lançadas, em março e maio de 2007,[1] respectivamente, com uma versão para celular também anunciada no mesmo ano. Resident Evil 4 revolucionou a franquia da Capcom, com jogabilidade mais focada na ação mas sem se esquecer da essência da série, teve grande influência em outros jogos de vários gêneros, sendo considerado por algumas publicações um dos melhores jogos de survival horror
Ficha técnica Nome do jogo: Resident Evil 4 Gênero: Survival Horror Classificação: Mature (17 anos) Desenvolvedora: Capcom Lançamento: 11/01/2005 (Para o Gamecube) Consoles: PC, PS2, Nintendo Wii, Gamecube
História Dessa vez, estamos no comando de Leon (o mesmo personagem do Resident Evil 2), que agora é um agente secreto dos Estados Unidos. Leon deve investigar o seqüestro de Ashley Graham, a filha do presidente. Ele recebe a informação que Ashley teria sido vista em um vilarejo na Espanha. Leon vai até lá procurá-la, mas ao chegar, encontra mais coisas do que ele imaginava e uma simples operação de resgate se torna uma luta para sobreviver no meio de vários seres estranhos e zumbis. Além disso, ele reencontra vários conhecidos como Ada Wong e o vilão Osmund Saddler. O resto da história, você confere!
Clima de terror Graças aos cenários sombrios e sem vida, uma música de fundo que dá medo e aos inimigos horrendos, a atmosfera de Resident Evil 4 torna-se bem pesada. Jogar no escuro, à noite em um lugar sem barulhos é uma experiência única! Imprevistos acontecem quando menos se espera: às vezes você pode estar andando tranquilo no silêncio bem devagar e passar na frente das armadilhas espalhadas nas paredes e tudo explodir do nada, causando o maior susto. Outro momento assustador é estar enfrentando muitos inimigos ao mesmo tempo sem munição ou vida suficientes e ficar preocupado em morrer. Quando você sentir qualquer uma dessas coisas, você saberá que não está jogando um jogo normal: você está jogando Resident Evil!
Ervas As ervas do Resident Evil servem para encher nossa barra de life. As ervas verdes servem pra encher, enquanto as vermelhas e amarelas podem ser combinadas com a verde para conseguir novos itens de cura. Sempre recolha ervas, de todas as cores. Nunca se sabe quando vamos precisar.
Armas e munição O jogo conta com um arsenal completo contra zumbis, como pistolas, rifles, bazucas, granadas e o tão desejado lança-mísseis. É possível realizar upgrades para deixar as armas mais poderosas, que agora também possuem uma mira a laser, que nos ajuda bastante. Você pode adquirir armas encontrando-as no cenário, completando minigames e comprando/trocando com o Mercador. As munições podem ser encontradas do mesmo jeito. A faca agora pode ser selecionada apenas pressionando um botão (não precisa ir na maleta pra selecionar) e pode ser útil se você está a fim de economizar munição. Segue abaixo uma lista com o nome de todas armas do Resident Evil 4:
A faca Handgun (Silver Ghost) Red 9 (Mauser C96) Punisher (FN Five-SeveN) Blacktail (Walter P99) Shotgun Riot Gun (Benneli M4) Striker Broken Butterfly Killer7 (Hardballer .45ACP) Springfield Sniper Rifle Semi-Auto Rifle (H&K SL8) TMP Mine Thrower As granadas Matilda (H&K VP70) Chicago Typewriter (Thompson - Tommy Gun) Handcannon (Smith & Wesson Model 500) Rocket Launcher (RPG-7) PRL 412 (Disponível apenas no console PS2)
A hora da luta Diferente dos jogos anteriores da série, em RE4 as batalhas são mais intensas e em algumas vezes, com muitos inimigos ao mesmo tempo. Lembre-se sempre de observar a mira a laser, pra saber se você está mirando no alvo certo! Os ganados são mais rápidos que os zumbis comuns e podem usar armas, o que os tornam mais perigosos. Os chefões vão fazer muitos jogadores sofrerem. Para sair vivo das lutas é preciso três coisas: usar a arma certa na hora certa (nunca us granadas quando tem só um ganado) , dar muito headshot (tiros na cabeça são fatais) e ter bastante munição (que costuma faltar nos momentos mais decisivos). Por isso, ao precisar de munição, procure o mercador mais próximo...
O mercador É impossível falar de Resident Evil 4 sem não citar o estranho vendedor de armas, que se popularizou entre os fãs da série com o jargão "Welcome!". Você pode comprar armas com ele, fazer upgrades e conseguir munição com o dinheiro que você consegue durante o jogo. Ele também faz trocas. Se você tiver alguma coisa inútil na sua maleta, pode trocar com ele e ganhar mais dinheiro. Duas curiosidades sobre o mercador é que ninguém sabe como ele adquiriu todas aquelas armas e também o que ele está fazendo naquele lugar cheio de ganados.
A maleta Onde fica guardado todo o arsenal que usamos e adquirimos durante o jogo? Dentro da maleta. A maleta pode ser acessada pressionando um determinado botão do controle. É possível organizá-la para não ficar dessarrumada e assim, adquirir mais espaço para guardar as coisas. Se a maleta começar a ficar cheia, você será avisado e terá que tirar algumas coisas para continuar. É possível adquirir uma maleta com mais espaço mais tarde.
Follow-me, Ashley! Como você já sabe, o objetivo do jogo é resgatar a Ashley. Quando você conseguir fazer isso, também terá que ficar tomando conta dela. O problema é qu Ashley é muito mimada e fica gritando só de ver um ganado. Não podemos deixar nenhum ganado pegar ela (é mais ou menos o que nós fazemos com a Princesa Yorda, no jogo Ico). Em alguns casos, Ashley poderá te ajudar, jogando granadas contra os zumbis. Em outros, ela vai ficar parada esperando. Mas na maioria das vezes ela só fica gritando por socorro mesmo, o que pode se tornar até irritante às vezes, pois Ashley não consegue fazer nada sozinha, e até pra se esconder precisa de ajuda. Sem dúvidas, as fases da Ashley em perigo são as mais chatas. Mas fazer o quê? Faz parte da história do jogo...
Minigames Achou que depois que zerou o jogo que a história acaba? Se enganou! Você pode se divertir com os 3 minigames que são desbloquados após terminar o jogo.
The mercenaries = Sem dúvidas, o minigame mais legal! Você escolhe um dos 5 personagens diferentes e deve maar o maior número de inimigos possível. Se você conseguir 5 estrelas com todos os personagens, desbloqueia a Handcannon e a Magnum .50
Separate Ways = Minigame de cinco capítulos onde você controla a personagem Ada Wong. Se você terminar o minigame, destrava a roupa de gângster de Leon, uma armadura para Ashley, a arma Chicago Typewriter e o Ada's Report, que são documentos que mostram algumas coisas ocultas no jogo. Na versão japonesa do jogo, o nome do minigame é 'The another Order'.
Assignment Ada = Nesse minigame, você controla Ada de novo e sua missão é coletar 5 amostras de La Plaga, que estão espalhadas pelo cenário do jogo normal. O chato é que não há como salvar o jogo, então, se você iniciar o minigame, só pode salvar seu progresso quando terminar (o que leva bastante tempo). O nome do minigame na versão japonesa é 'Ada the Spy'.
Além de desbloquear esses minigames, a tela inicial do jogo muda quando o game é terminado.
Prós e contras: - Game muito viciante! - Muita ação, sangue, zumbis e headshots - Grande arsenal de armas - O mercador =D - Os ótimos minigames que são desbloqueados após terminarmos o jogo - Muitos sustos, algo essencial em jogos de terror - Ashley é muito chata - As cutscenes costumam travar - No Assignment Ada, não dá pra salvar o jogo - O jogo cria um monte de saves no Memory Card